Movimento Maker, Fab Labs e iniciativa empreendedora
[:pb]O crescimento do Movimento Maker, ou DIY – de “Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”, em inglês – está intimamente associado com a ascensão de hackerspaces, Fab Labs e outros “espaços Maker”, dos quais existem atualmente muitos ao redor do mundo, incluindo mais de 100 só na Alemanha e nos Estados Unidos, segundo dados fornecidos pela Wikipedia.
No Brasil, os Fab Labs vêm ganhando destaque desde o ano passado, inclusive por iniciativas governamentais, como o da Prefeitura de São Paulo, que inaugurou o primeiro “Fab Lab Livre SP” em dezembro de 2015, na Cidade Tiradentes. Recentemente, a Rede Globo, em seu programa dominical “Fantástico”, também destacou a importância dos Fab Labs como espaços de aprendizado complementar e “mão na massa” para todas as idades.
Em Santo André, também em São Paulo, gravamos um vídeo no ABC Makerspace, mantido pela CubicBlox, onde Cesar Gimenes nos contou um pouco da história e do conceito colaborativo do espaço:
No vídeo abaixo, os estudantes Victor Fragoso e Gustavo Jorge contam um pouco sobre os projetos que conduzem no ABC Makerspace:
O Movimento Maker, como se vê, têm inspirando empresas a criar Fab Labs em seus ambientes, como é o caso do ABC Makerspace. Sua empresa mantém um espaço parecido em alguma capital do Brasil? Conte para a gente nos comentários! ;D~
[:]
Parabéns pela matéria.