10 softwares de modelagem 3D gratuitos para iniciantes ou experts

O site 3ders.org elencou em um post uma lista com os 10 softwares de modelagem 3D gratuitos mais conhecidos do mercado para criar impressões 3D customizadas, e seus principais recursos. São eles:

TinkerCAD



tinkerCAD
Desenvolvida pela Autodesk, é uma ferramenta de modelagem 3D recomendada para iniciantes. Baseado no navegador, o TinkerCAD permite criar formas 3D geométricas, salvá-las e compartilhá-las online, e também exportá-las para arquivos .stl quando estiverem prontas para serem impressas em 3D. Embora seja um pouco limitado em termos de recursos, o TinkerCAD é excelente para reparos e ajustes. Os usuários podem construir gradualmente bloco a bloco desde as formas mais simples até às mais complexas ou detalhadas. Como inspiração, o programa oferece algumas formas 3D básicas para o usuário começar a modelar, além de uma galeria de modelos para impressão 3D já finalizados.

3DSlash



3DSlash


Desenvolvido pela empresa de mesmo nome, o 3DSlash
 é um software de modelagem 3D para iniciantes disponível para Windows, Mac, Linux e também Raspberry Pi. Lançado em 2015, o programa foi projetado especificamente para usuários comuns – não necessariamente designers – de todas as idades, incluindo crianças, e introduz conceitos de modelagem 3D em uma plataforma baseada no famoso game Minecraft.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

No 3DSlash os usuários usam ferramentas comuns para moldar blocos tridimensionais, tais como martelos ou talhadeiras. O processo de três etapas é intuitivo, colorido, divertido e, ao final, o modelo pode ser compartilhado online ou exportado para um arquivo .stl para ser impresso em 3D. A versão 2.0 foi lançada recentemente, e o site ainda oferece tutoriais de modelagem 3D em vídeo para quem quiser se aprofundar na ferramenta.

123D Design



123Design


O 123D Design
 é outra opção de software livre de modelagem 3D desenvolvido pela Autodesk. Embora mais avançado que o TinkerCAD, o 123D Design ainda é uma ferramenta de modelagem e edição 3D muito simples e intuitiva. Contempla uma extensa biblioteca de modelos 3D pré-fabricados que podem ser editados, bem como ferramentas para criar componentes 3D geométricos a partir do zero. Assim como o TinkerCAD, os modelos 3D finalizados pelo programa podem ser exportados para um arquivo .stl para serem impressos em 3D, ou enviados diretamente para o serviço de impressão 3D Shapeways.

Sketchup



sketchup
Desenvolvido pela Trimble e originalmente mantido pelo Google, o Sketchup é um software de modelagem 3D bastante popular. Inicia-se com uma interface simples, mas integra uma grande variedade de add-ons e ferramentas funcionais. O usuário começa desenhando linhas e formas, que podem então evoluir para uma variedade de formatos geométricos complexos em 3D. Devido à sua configuração baseada na modelagem 3D em linhas, a versão gratuita do Sketchup – e também a versão Pro, que custa cerca de US$ 695 – é popular mesmo entre arquitetos e engenheiros.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

Mas não é porque o Sketchup seja usado por profissionais e até mesmo por educadores, que não seja um lugar seguro para iniciantes também. Afinal de contas, possui uma versão livre, e o site oferece vídeos tutoriais de modelagem 3D para quem deseja começar a brincar com o software. A desvantagem é que, embora o Sketchup seja um dos favoritos para modelagem 3D, você só poderá exportar arquivos .stl para impressão 3D se usar a versão proprietária.

Blender

blender
O Blender atualmente detém o título de ser o software de modelagem 3D mais poderoso e mais mais popular do mercado – mas, esteja avisado, não é para iniciantes. Ao contrário dos modeladores 3D geométricos, o Blender é um programa desenvolvido para criar verdadeiras esculturas digitais, tornando-o a opção ideal para quem deseja formas 3D mais orgânicas. O programa também oferece uma enorme variedade de ferramentas, dando aos seus usuários uma liberdade completa em termos de design: além da criação de modelos para impressão 3D, o Blender pode ser usado para criar gráficos de jogos de vídeo fotorrealistas, filmes de animação, efeitos visuais e muito mais.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

Basicamente, se você estiver disposto a investir seu tempo para aprendê-lo – algo facilitado pela grande quantidade de discussões em fóruns e tutoriais criados pela comunidade de código aberto – o Blender pode bem ser sua escolha de modelagem 3D para todas as ocasiões.

3DTin



3DTin


De volta ao básico, o 3DTin é uma ferramenta de modelagem 3D baseada em navegador que, assim como o TinkerCAD e o 3D Slash, foi criada para iniciantes e aqueles sem experiência de prévia em modelagem 3D. Os usuários podem escolher uma entre várias formas geométricas disponíveis e adicionar ou remover partes para chegar a um design próprio. Uma vez concluído, o projeto pode ser adicionado à extensa biblioteca de modelos 3D do 3DTin, sob licença Creative Commons, um recurso valioso para estudantes e iniciantes na modelagem 3D. O programa também permite exportação direta de arquivos .stl para o i.Materialise, Thingiverse ou Sculpteo para serem impressos em 3D. Vale observar que o 3DTin requer a API JavaScript WebGL para funcionar a contento.

Sculptris



sculptris


Assim como o Blender, o Sculptris é uma ferramenta para criar esculturas digitais, o que o torna ideal para modelar formas e texturas orgânicas em 3D. No modo ‘esculpir’ (sculpt), o usuário edita a geometria da malha de sua forma 3D, e no modo ‘pintura’ (paint), pode usar vários pincéis para criar texturas realistas sobre a superfície. O Sculptris foi projetado para oferecer aos iniciantes a chance de experimentar e evoluir no aprendizado gradual de suas habilidades de modelagem 3D. Sendo uma ótima opção como um produto standalone, os usuários mais avançados também podem atualizá-lo para o ZBrush, um premiado software de modelagem 3D proprietário que sai em torno de US$ 795.

Meshmixer



meshmixer


Apesar de todas as ferramentas de modelagem CAD nesta lista suportarem a modelagem para aplicações de impressão 3D, o Meshmixer é talvez a mais poderosa nesse sentido, uma vez que contempla recursos criados especificamente para facilitar a exportação do digital para o físico. Em particular, o Meshmixer é extremamente útil para corrigir arquivos criados em outros programas de modelagem 3D ou importados da galeria 123D da Autodesk, permitindo que os usuários possam imprimir em 3D com confiança. Juntamente com a pré-visualização, refino e correção de modelos 3D existentes, o Meshmixer é uma ferramenta poderosa para a criação de modelos 3D orgânicos a partir do zero usando malhas de triângulos.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

Para facilitar ainda mais o processo de impressão 3D, o programa suporta muitos modelos de impressoras 3D desktop; os usuários ainda podem optar por importar seus desenhos diretamente para o Shapeways, Sculpteo ou i.materialise para serem impressos em 3D de forma profissional. Sua mais recente iteração ainda otimiza ferramentas para a impressão 3D em diferentes materiais. Em suma, o Meshmixer é uma ferramenta de modelagem 3D poderosa e livre para iniciantes e designers intermediários que desejam transpor suas criações para o mundo real através da impressão 3D.

FreeCAD

freeCAD


A interface de modelagem paramétrica do FreeCAD é ideal para engenheiros ou designers de produtos mais avançados que desejam criar objetos complexos e funcionais impressos em 3D. Ao contrário da modelagem de malha padrão, a modelagem paramétrica (ou procedural) é um método mais algorítmico que permite que o objeto seja rápida e eficientemente editado, bastando para isso acessar o histórico do modelo e alterar seus parâmetros. A extensa gama de recusos de nível profissional do FreeCAD também oferece aos usuários uma liberdade de desenho quase ilimitada, embora o programa possua uma curva de aprendizado muito mais acentuada do que a maioria das ferramentas de modelagem 3D gratuitas. Dito isto, a grande comunidade em torno do FreeCAD é bastante acolhedora para designers iniciantes ou inexperientes que procuram um ponto forte da entrada para projetos 3D funcionais.

OpenSCAD



OpenSCAD


Assim como todas as ferramentas de software de modelagem 3D desta lista, o OpenSCAD é um software livre e confiável para a criação de modelos para impressão 3D. Diferentemente dos demais, no entanto, o OpenSCAD é uma ferramenta de modelagem 3D não visual, o que o torna ideal para codificadores, em vez de tipos puramente artísticos. Ou seja, ao invés de moldar e esculpir formas 3D na tela, o OpenSCAD funciona como um “compilador 3D”, lendo um arquivo script escrito em linguagem de programação, e depois renderizando um modelo 3D a partir desse script.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

A vantagem é que a modelagem paramétrica do OpenSCAD permite uma edição fácil e um controle preciso sobre as propriedades do modelo 3D. O programa também permite que os modelos 3D sejam exportados para o formato .stl para facilitar a impressão 3D. O software pode não ser para qualquer pessoa, mas, sendo uma das únicas ferramentas de modelagem 3D não visuais, cumpre um papel importante no mercado.

Bonus: Onshape

Onshape
O Onshape ainda é um programa de modelagem 3D relativamente novo, e seus recursos na versão gratuita possuem algumas limitações. No entanto, o Onshape oferece alguns recursos de modelagem 3D muito originais e de nível profissional, incluindo design 3D compartilhado entre equipes em tempo real, o que torna o software uma opção interessante tanto para engenheiros profissionais como para alunos em sala de aula.

Trata-se de um programa de modelagem 3D baseado em kernel Parasolid para a criação de peças e montagens complexas. A plataforma, totalmente conectada em nuvem, pode ser acessada a partir de uma variedade de dispositivos, incluindo iOS e smartphones Android, e permite que vários membros de uma equipe colaborem simultaneamente no projeto 3D. Recursos adicionais incluem funcionalidades completas do CAD, controle de versão e importação e exportação ilimitadas para a impressão 3D. Além disso, tanto o Materialise como o Pinshape aderiram ao Onshape como parceiros de impressão 3D através de seus respectivos aplicativos. As únicas limitações da conta gratuita é que os usuários estão limitados a 10 documentos privados e 5GB de armazenamento. Se isso não for suficiente, a conta corporativa sai por cerca de US$ 100 mensais.

Considerações finais


Estas são apenas algumas das mais populares e confiáveis ferramentas de software de modelagem 3D disponíveis gratuitamente; no entanto, existem muitas outras opções gratuitas e também proprietárias para todos os níveis de designers 3D. É apenas uma questão de começar a usar e encontrar qual delas funcionará melhor para você.

Aprenda a modelar com Blender para impressão 3D: https://bit.ly/2HbhQxc

Note também que o software de modelagem 3D é apenas o começo: para imprimir seu projeto 3D, você também precisará de software fatiador (slicer), para preparar o modelo 3D para impressão em camadas, e de um host de impressora 3D. Algumas opções gratuitas para começar são Netfabb Basic, View STL, Cura e Slic3r.

Fonte: 3ders.org

88 comentários em “10 softwares de modelagem 3D gratuitos para iniciantes ou experts

  • 12 de julho de 2016 em 09:08
    Permalink

    Gostaria de saber se um desses programas me da a possibilidade de desenvolver próteses, e se existe a possibilidade de baixa-los

    Resposta
  • 12 de julho de 2016 em 09:08
    Permalink

    Gostaria de saber se um desses programas me da a possibilidade de desenvolver próteses, e se existe a possibilidade de baixa-los

    Resposta
  • 18 de agosto de 2016 em 21:41
    Permalink

    gostaria que me orientassem, se possível, qual o programa me encaixaria melhor para eu desenvolver moldes para fazer meus sabonetes líquidos? Obrigada pela atenção.

    Resposta
    • 11 de setembro de 2016 em 23:32
      Permalink

      Olá Maria!

      Talvez seja dúvida possa ser melhor respondida no grupo Impressora 3D Brasil, no Facebook, onde são comentadas perguntas desse tipo. Segue o endereço do grupo: https://www.facebook.com/groups/impressora3d

      Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte!
      Laura

      Resposta
  • 18 de agosto de 2016 em 21:41
    Permalink

    gostaria que me orientassem, se possível, qual o programa me encaixaria melhor para eu desenvolver moldes para fazer meus sabonetes líquidos? Obrigada pela atenção.

    Resposta
    • 11 de setembro de 2016 em 23:32
      Permalink

      Olá Maria!

      Talvez seja dúvida possa ser melhor respondida no grupo Impressora 3D Brasil, no Facebook, onde são comentadas perguntas desse tipo. Segue o endereço do grupo: https://www.facebook.com/groups/impressora3d

      Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte!
      Laura

      Resposta
  • 18 de agosto de 2016 em 21:55
    Permalink

    E qual a impressora 3D que encaixaria pra mim? Obrigada!

    Resposta
  • 18 de agosto de 2016 em 21:55
    Permalink

    E qual a impressora 3D que encaixaria pra mim? Obrigada!

    Resposta
  • 14 de setembro de 2016 em 01:26
    Permalink

    Boa noite. É possível imprimir modelos criados no software 3D Studio Max ?
    Obrigado

    Resposta
  • 14 de setembro de 2016 em 01:26
    Permalink

    Boa noite. É possível imprimir modelos criados no software 3D Studio Max ?
    Obrigado

    Resposta
  • 16 de outubro de 2016 em 13:31
    Permalink

    Gostaria de saber se com um desenho 2D posso modelar algo. Por exemplo modelar um colher a partir da foto de uma colher

    Resposta
  • 16 de outubro de 2016 em 13:31
    Permalink

    Gostaria de saber se com um desenho 2D posso modelar algo. Por exemplo modelar um colher a partir da foto de uma colher

    Resposta
  • 27 de outubro de 2016 em 10:01
    Permalink

    Bom dia, necessito de um software que trabalhe uma fotografia 2D e a leia pra 3D e permita trabalhar todos os detalhes e reve los da imagem pra imprimir em 3D tenho uma Makerboot.
    Quem me ajuda estou em Portugal:

    Patrícia

    Resposta
    • 27 de novembro de 2016 em 14:14
      Permalink

      BobCAD CAM, com módulo ART

      Resposta
  • 27 de outubro de 2016 em 10:01
    Permalink

    Bom dia, necessito de um software que trabalhe uma fotografia 2D e a leia pra 3D e permita trabalhar todos os detalhes e reve los da imagem pra imprimir em 3D tenho uma Makerboot.
    Quem me ajuda estou em Portugal:

    Patrícia

    Resposta
    • 27 de novembro de 2016 em 14:14
      Permalink

      BobCAD CAM, com módulo ART

      Resposta
  • 26 de dezembro de 2016 em 01:59
    Permalink

    Muito bom o artigo e as dicsa, como iniciante me ajudou muito a escolher um programa, acabei escolhendo o freecad.

    obrigado e abraco a todos

    Resposta
  • 26 de dezembro de 2016 em 01:59
    Permalink

    Muito bom o artigo e as dicsa, como iniciante me ajudou muito a escolher um programa, acabei escolhendo o freecad.

    obrigado e abraco a todos

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2017 em 14:19
    Permalink

    Alguém sabe me informar um programa para criação de Uniformes esportivos, estilos aqueles que os Designers fazem.

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2017 em 18:11
      Permalink

      CorelDRAW e Illustrator são os melhores para isso.

      Resposta
    • 17 de janeiro de 2017 em 18:13
      Permalink

      são os programas da Adobe, como o Photoshop e illustrator

      Resposta
    • 19 de janeiro de 2017 em 18:04
      Permalink

      Olá tenho visto em muitas pesquisas sobre o Software Marvelous Design, que cria roupas complexas. Sei que ele é usado muito no Design de Personagens para renderização, animação e games, acredito que ele possa ser usado na moda. Os programas famosos tbm fazem isso.

      Resposta
  • 4 de janeiro de 2017 em 14:19
    Permalink

    Alguém sabe me informar um programa para criação de Uniformes esportivos, estilos aqueles que os Designers fazem.

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2017 em 18:11
      Permalink

      CorelDRAW e Illustrator são os melhores para isso.

      Resposta
    • 17 de janeiro de 2017 em 18:13
      Permalink

      são os programas da Adobe, como o Photoshop e illustrator

      Resposta
    • 19 de janeiro de 2017 em 18:04
      Permalink

      Olá tenho visto em muitas pesquisas sobre o Software Marvelous Design, que cria roupas complexas. Sei que ele é usado muito no Design de Personagens para renderização, animação e games, acredito que ele possa ser usado na moda. Os programas famosos tbm fazem isso.

      Resposta
    • 27 de abril de 2017 em 00:43
      Permalink

      Corel, ou Illustrator, não tem nenhuma conexão com 3D.
      São programas de ilustração vetorial para a criação e photoshop para edição de imagens e finalização para impressão, dependendo do tipo de produção (silk ou sublimação, até mesmo impressão)

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2017 em 14:55
    Permalink

    Gostaria de saber se o 3d Studio Max, Maya ou Cinema 4d também podem gerar arquivos para impressão?

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2017 em 14:55
    Permalink

    Gostaria de saber se o 3d Studio Max, Maya ou Cinema 4d também podem gerar arquivos para impressão?

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 02:33
    Permalink

    Olá, estou interassado em fazer bustos com scaner 3d. alguem sabe qual o melhor programa para que eu possa trabalhar?

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2017 em 02:33
    Permalink

    Olá, estou interassado em fazer bustos com scaner 3d. alguem sabe qual o melhor programa para que eu possa trabalhar?

    Resposta
  • 26 de janeiro de 2017 em 11:03
    Permalink

    Bom dia.
    Alguém poderia me indicar o melhor programa 3D para criações de peças de metais ?
    Vlw!

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2017 em 22:28
      Permalink

      Rhauan, já chegou a fazer essa pergunta lá no grupo \”Impressora 3D Brasil\” no Facebook? Cola lá!

      Resposta
  • 26 de janeiro de 2017 em 11:03
    Permalink

    Bom dia.
    Alguém poderia me indicar o melhor programa 3D para criações de peças de metais ?
    Vlw!

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2017 em 22:28
      Permalink

      Rhauan, já chegou a fazer essa pergunta lá no grupo \”Impressora 3D Brasil\” no Facebook? Cola lá!

      Resposta
  • 27 de janeiro de 2017 em 14:03
    Permalink

    Gostaria de fazer uma estrutura metálica de sustentação em 3D com animação somente para demonstração como a estrutura se movimentará e o espaço que irá ocupar, mas estou na dúvida em qual software faço isso, se no SolidWorks ou no Blender.

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2017 em 22:27
      Permalink

      Tiago, você conhece o grupo \”Impressora 3D Brasil\” no Facebook? Dá uma procurada, funciona praticamente como um fórum bem interessante para troca de conhecimento e tira-dúvidas sobre diversos tópicos.

      Resposta
  • 27 de janeiro de 2017 em 14:03
    Permalink

    Gostaria de fazer uma estrutura metálica de sustentação em 3D com animação somente para demonstração como a estrutura se movimentará e o espaço que irá ocupar, mas estou na dúvida em qual software faço isso, se no SolidWorks ou no Blender.

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2017 em 22:27
      Permalink

      Tiago, você conhece o grupo \”Impressora 3D Brasil\” no Facebook? Dá uma procurada, funciona praticamente como um fórum bem interessante para troca de conhecimento e tira-dúvidas sobre diversos tópicos.

      Resposta
  • 23 de fevereiro de 2017 em 16:28
    Permalink

    Boa Tarde
    Ouvi o nerdcast artista digital e vi algumas areas desconhecidas por mim como Visual development e Look development gostaria de saber quais programas 3d os grandes estudios usam e quais ferramentas posso usar para colorir modelos 3D?
    Obrigado e abss

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2017 em 16:28
    Permalink

    Boa Tarde
    Ouvi o nerdcast artista digital e vi algumas areas desconhecidas por mim como Visual development e Look development gostaria de saber quais programas 3d os grandes estudios usam e quais ferramentas posso usar para colorir modelos 3D?
    Obrigado e abss

    Resposta
  • 2 de março de 2017 em 14:37
    Permalink

    Pessoal, alguem sabe de algum tutorial em português para iniciantes de alguns desses programas?

    Resposta
  • 2 de março de 2017 em 14:37
    Permalink

    Pessoal, alguem sabe de algum tutorial em português para iniciantes de alguns desses programas?

    Resposta
  • 14 de março de 2017 em 22:10
    Permalink

    Gostaria muito de saber qual software devo usar para fazer as correções necessárias nos modelos humanos criados a partir do \”Autodesk 123D Catch\” com a intenção única e exclusivamente de criar um modelo 3D que irá para a impressora 3D (.stl) e na sequência para a usinagem, com a criação de um busto em bronze.

    Resposta
  • 14 de março de 2017 em 22:10
    Permalink

    Gostaria muito de saber qual software devo usar para fazer as correções necessárias nos modelos humanos criados a partir do \”Autodesk 123D Catch\” com a intenção única e exclusivamente de criar um modelo 3D que irá para a impressora 3D (.stl) e na sequência para a usinagem, com a criação de um busto em bronze.

    Resposta
  • 27 de março de 2017 em 01:57
    Permalink

    olá como editar arquivos stl..? e qual programa usar

    Resposta
  • 27 de março de 2017 em 01:57
    Permalink

    olá como editar arquivos stl..? e qual programa usar

    Resposta
  • 28 de março de 2017 em 22:22
    Permalink

    Ola estou querendo desenvolver desenhos para jogo de cartas qual seria o melhor programa pra desenhar personagens que ficasse com uma boa qualidade de imagem parecida como essas de 3D que a gente vê por ai?

    Resposta
    • 7 de junho de 2017 em 01:21
      Permalink

      Tem como fazer a imagem em 3D, que fica legal, mas dá muito trabalho, o melhor é aprender a fazer em 2D mesmo. Eu uso o Photoshop CS6, costuma ser muito bom e você pode salvar em resoluções mais altas que o Autodesk Sketchbook, assim mantendo a qualidade da sua arte. Por ser uma arte para jogo de cartas, acredito que um bom treinamento no CS6 pode te dar artes tão boas quanto as das cartas de Magic, ou até similares ao trabalho de artistas da Pixar (como o da Michelle Czajkowski, se quiser um trabalho mais colorido e infantil). Enfim, tudo depende do público alvo e do orçamento do projeto, se contratar uma equipe para fazer estas modelagens, talvez dure até menos de um mês, mas caso seja algo mais caseiro, recomendo apenas o treinamento em programas que possam ajudar nos projetos em 2D em alta resolução. Espero que tenha ajudado.

      Resposta
  • 28 de março de 2017 em 22:22
    Permalink

    Ola estou querendo desenvolver desenhos para jogo de cartas qual seria o melhor programa pra desenhar personagens que ficasse com uma boa qualidade de imagem parecida como essas de 3D que a gente vê por ai?

    Resposta
  • 15 de abril de 2017 em 06:12
    Permalink

    Gostaria de saber se um desses programas me da a possibilidade de desenvolver itens para jogos ( sword, axe… )

    Resposta
    • 11 de maio de 2017 em 17:21
      Permalink

      O Blender da esta possibilidade….

      Resposta
  • 15 de abril de 2017 em 06:12
    Permalink

    Gostaria de saber se um desses programas me da a possibilidade de desenvolver itens para jogos ( sword, axe… )

    Resposta
    • 11 de maio de 2017 em 17:21
      Permalink

      O Blender da esta possibilidade….

      Resposta
  • Pingback:Cinco softwares para diseñar en 3D | makeR Impresoras 3D Colombia

  • Pingback:Cinco softwares para diseñar en 3D | makeR Impresoras 3D Colombia

  • 23 de junho de 2017 em 13:56
    Permalink

    Olá. Qual programa você me recomenda para fazer maquetes de casa?

    Resposta
    • 29 de junho de 2017 em 13:00
      Permalink

      Sketchup é muito bom para isso

      Resposta
  • 23 de junho de 2017 em 13:56
    Permalink

    Olá. Qual programa você me recomenda para fazer maquetes de casa?

    Resposta
    • 29 de junho de 2017 em 13:00
      Permalink

      Sketchup é muito bom para isso

      Resposta
  • 3 de julho de 2017 em 15:19
    Permalink

    Qual o melhor programa para desenhar resistências elétricas?

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2018 em 08:55
    Permalink

    Bom dia, por favor, sabe se algum desses programas é mais adequado para elaborar um organograma 3D ? Obrigado.

    Resposta
  • Pingback:As Melhores Impressora 3D - Geek 360

  • 18 de fevereiro de 2019 em 01:07
    Permalink

    Excelente artigo, muito esclarecedor e útil conhecer outras ferramentas, mas pra mim o Blender até hoje é uma ótima opção, nunca me deixou na mão e como é constantemente atualizado, sempre tem novidades.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *