Snappy é a mais auto-replicável das RepRaps já criadas
Uma das premissas do projeto RepRap é criar uma impressora 3D totalmente auto-replicável, capaz de imprimir cada um dos componentes necessários para se construir outra impressora 3D “do zero”. Pois RevarBat, um membro da comunidade RepRap, conseguiu a proeza de chegar a 73% de partes auto-replicáveis por impressão 3D e projetou a impressora 3D mais auto-replicável já produzida:
Batizada de Snappy pela facilidade de encaixe das peças – e uso quase zero de partes não impressas ou parafusos – o projeto de RevarBat levou à criação de uma impressora 3D de baixo custo, algo em torno de US$ 300 (incluindo o material para impressão das partes). “Ela funciona! E tem passado por pequenas melhorias progressivas”, comemora ele no status do projeto no Github.
Enquanto a Snappy emprega hastes de metal para o eixo Z, seu desenvolvedor evita o uso de correias e rolamentos em favor de um sistema de racks e suportes para o eixo X e Y. Ao todo, a Snappy é feita com 73% de partes auto-replicáveis por impressão 3D e é composta por 61 peças impressas que levam cerca de 150 horas para imprimir. Além das peças impressas, são necessários uma placa de vidro, motor e rolamento de 686 para completar a montagem da máquina.
Abaixo, vídeo do primeiro teste do slider dos eixos X e Y da impressora 3D Snappy-RepRap. Lembramos que o vídeo tem um ano e, de lá pra cá, RevarBat já aprimorou muito seu projeto (atualizado no Github):
Abaixo, imagens do projeto em construção:
Fonte: 3D Printing Industry