anuncie

[:pb]Muitas pessoas têm curiosidade de saber quanto custa uma impressora 3D para imprimir tecidos humanos. Embora no Brasil a tecnologia ainda esteja longe de ser acessível até mesmo para laboratórios mais sofisticados, pesquisadores da Universidade de Denver, nos EUA, acabam de adquirir a BioBot 1 por módicos 10 mil dólares. Um custo benefício em tanto para uma tecnologia ainda incipiente até mesmo na terra do Tio Sam.

biobot
BioBot é uma bioimpressora 3D que custa cerca de 10 mil dólares.

Pesquisadores da Universidade de Denver têm por objetivo imprimir réplicas 3D de órgãos e tecidos funcionais feitos sob encomenda, e já começaram a imprimir réplicas de válvulas do coração personalizadas geradas a partir de imagens por ressonância magnética de pacientes. A válvula cardíaca bioimpressa foi construída em apenas 22 minutos, mas a equipe ainda trabalha para tornar essas peças artificiais totalmente biocompatíveis. A fim de conseguir isso, os pesquisadores precisam de uma câmara de biorreator para unir as células humanas com a válvula do coração impresso em 3D. Embora eles ainda tenham um longo caminho a percorrer, o objetivo final é oferecer aos pacientes que necessitam uma válvula cardíaca, particularmente crianças, implantes impressos em 3D biocompatíveis que eliminariam as várias cirurgias invasivas geralmente realizadas pelos procedimentos baseados em próteses tradicionais.

tecido-humano-3D
Bioimpressora de baixo custo é capaz de imprimir tecido humano.

“Ao projetar válvulas para a engenharia de tecidos, será possível implantar uma válvula no coração que poderá crescer no ritmo de desenvolvimento da criança”, explica Ali Azadani, diretor do Laboratório de Biomecânica Cardíaca da Universidade de Denver.

A linha de impressoras BioBot tem ganhado fama entre os pesquisadores por sua abordagem acessível à bioimpressão. A equipe de pesquisa da Universidade de Denver tem provado que a impressora, de preço bastante acessível e resultado confiável, é capaz de descortinar um futuro brilhante para a tecnologia de bioimpressão 3D.

Fonte: 3D Printing Industry[:]

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome