Como fazer uma abóbora iluminada para o Halloween
Outubro é mês de Halloween ou “Dia das Bruxas”, como se diz no Brasil. O símbolo mais famoso da celebração das bruxas é a abóbora iluminada, nascida de um mito irlandês conhecido por Jack-o’-lantern. Aproveitando que o mês está apenas começando e o dia oficial da festa é só 31 de outubro, vimos uma certa graça em compartilhar o 3DJack – ou abóbora 3D, como preferir – estrutura composta de mais de 50 peças de impressão 3D criada pelo pessoal do North Shore 3D Printing Club. Todas coloridas, como na foto:
O mais bacana desse experimento, na verdade, é a forma como foi criado: totalmente do zero, mesmo. O que significa dizer que seus criadores limparam e cortaram uma abóbora exatamente nos moldes em que sairia o objeto impresso. Depois, se valeram de um scanner 3D [veja vídeo] para criar o arquivo .stl, disponível no Thingiverse.
Sabe aqueles restos de filamentos de cores distintas que você ainda não sabe bem o que fazer com eles? Taí um bom lego para brincar. (Mas lembre-se de ir marcando cada peça de impressão para facilitar a montagem depois. Ah, e uma luz de LED para finalizar ;).