anuncie

blender-logo1Em uma palestra que mais parecia um talk-show, o ~showman~ (nota da editora e amiga) Guilherme Razgriz Magalhães compartilhou com o público presente no 11 Fórum Espírito Livre um pouco da sua experiência como empreendedor na área da impressão 3D. “Impressão 3D não é hobby, é negócio; e uma impressora 3D requer uma série de ajustes para que possa funcionar a contento”, dispara Razgriz. “A boa notícia é que todos podem fazer parte desse universo, com poucos comandos, sem se estressar demais”, garante ele.

“Com poucos comandos”, leia-se Blender, o software favorito de Razgriz para modelagem 3D. E, para provar sua afirmação quanto a poucos comandos, antes de passá-los para ~voluntários da platéia ~ o próprio Razgriz fez uma “mágica” interessante: de fato usou pouquíssimos comandos para transformar um cubo em uma garrafa. O fato do Blender ser código aberto e usado por empresas como a ~a mais famosa empresa de animação do mundo~ por exemplo, permite que sejam implementadas melhorias que tornam este programa um dos melhores do mercado atualmente para trabalhar com modelagem 3D para impressão.  

Vantagem do Blender para a impressão 3D


O Blender é o único software de animação 3D capaz de interagir praticamente de forma direta com as impressoras 3D, explica Razgriz, por gerar o arquivo .stl, o formato pré-fatiamento do arquivo de impressão.

Sem contar que, com 3 comandos simples,

– Tecla “S” (escalona o objeto – no caso, o cubo)
– Tecla “R” (rotacionar o objeto)
– Tecla “G” (livre movimentação do objeto na cena)

É possível criar praticamente qualquer coisa no Blender, garante Razgriz.

Veja-o em ação explicando conceitos do Blender como seleção de objetos – com o botão direito do mouse! – cena 3D padrão (lâmpada, câmera e cubo) e também como manipulá-los para otimizar resultados na modelagem 3D:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome