anuncie

[:pb]O International Drone Day é um evento mundial idealizado pelos produtores do documentário “That Drone Show” em parceria com a Academy of Model Aeronautics (AMA), que tem por objetivo educar o público em geral sobre o uso de drones (ou VANTs), para promover causas que beneficiem a sociedade, como buscas, resgates e monitoramentos, entre outras. Este ano, o evento teve sua primeira edição realizada na cidade de Campinas, em 7 de maio. Estivemos lá para registrar em vídeo as palestras envolvendo vários temas, entre eles o Dronecode, projeto de software livre que reúne várias empresas tanto de desenvolvimento de hardware como de aplicações relacionadas a drones.

Lucas de Marchi, engenheiro de software da Intel, apresentou uma visão geral do projeto Dronecode, com destaque para a Ardupilot, plataforma open source para controle de multirotores autônomos com vasta documentação disponível para desenvolvedores interessados em contribuir com seu desenvolvimento. “O hardware do projeto Ardupilot começou em 2009 com uma placa para voar feita em cima do Arduino, e foi sendo aprimorado até o lançamento da Pixhawk, em 2013, que é uma evolução do hardware APM junto com a 3DRobotics”, conta Lucas. “Inclusive, o Ardupilot também é conhecido como APM (ArduPilotMega). Depois disso, já foram lançadas placas baseadas em Beaglebone Black e Raspberry Pi”.

Em sua palestra, Lucas destacou também a importância do uso do Linux nos projetos. “A escolha do Linux nos permite obter uma abstração do hardware e do sistema operacional para facilitar o desenvolvimento das aplicações”. E, seguramente, também a evolução dos sistemas. Para ele, a inteligência dos drones já começa a se deslocar de um servidor externo para dentro do drone, algo bem parecido com o que aconteceu com o mercado de smartphones que, inicialmente, não passavam de celulares capazes de executar apenas tarefas simples como ligações e envio de mensagens de texto.

Assista ao vídeo com a íntegra da palestra de Lucas de Marchi no International Drone Day Campinas:

Acesse também os slides da palestra:

[:]

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome