Impressão 3D deu vida aos personagens do filme “X-Men: Apocalipse” com um dos trajes mais avançados da história do cinema

[:pb]Pode ter passado despercebido à maioria do público, mas uma impressora 3D teve um papel importante em um dos maiores blockbusters do verão no EUA. Sem a manufatura aditiva, os produtores simplesmente não teriam conseguido criar o olhar característico do vilão de “X-Men: Apocalipse”.

x-men-apocalypse
Oscar Isaac no papel do vilão em “X-Men: Apocalipse”: armadura com partes impressas em 3D


Oscar Isaac
interpretou o vilão da saga. Ele é o primeiro mutante do mundo e voltou para destruir a Terra. Ele era um rei egípcio chamado En Sabah Nur, que foi enterrado vivo. Ele acordou em 1983 e foi rapidamente se consternando com o mundo. Tomou então a decisão de destruir a humanidade e começar do zero, o que se revelou (spoiler) ser uma má ideia, ao final.

Como a franquia X-Men é conhecida por belos e ousados trajes, um vilão dessa magnitude simplesmente teria que causar um forte impacto visual. 
“Queríamos que ele se sentisse literalmente maior do que as outras pessoas no filme fisicamente”, disse Simon Kinberg, produtor e roteirista do filme, ao site INSIDER. “Queríamos que ele tivesse um tipo de aparência mítica, como a de um Deus antigo”.

“Behind the scenes”


A equipe iniciou o trabalho com uma rodada normal de sketches para decidir qual seria a aparência do vilão, antes de partir para uma série de peças customizadas que formam a base do traje.

Mas haviam partes complexas que eles simplesmente não poderiam produzir de nenhuma outra forma. Foi assim que os figurinistas, então, acabaram se valendo da impressão 3D para criar sob medida as 13 partes móveis de uma vestimenta bem pesada.

A figurinista Louise Mingenbach decidiu por um look complexo que combina elementos do Egito e Roma antigos com a alta tecnologia de acabamento em material metálico. A impressão 3D, assim, entrou como a ferramenta mais precisa para a execução desse tipo de trabalho.

Embora a roupa tivesse que ter a aparência de metal, usá-lo de forma pura seria extremamente pesado. Isaac pode ser um grande ator e ele está em alta depois de estrelar papéis em Star Wars e muitos outros, mas ainda não tinha a força de um Deus real todo-poderoso. E ele simplesmente não se moveria se a roupa fosse tão pesada quanto parece. Ele também tinha que ser rápido para colocá-la e tirá-la, uma vez que as filmagens são executadas dentro de um cronograma rigoroso e o papel de protagonista de Isaac significava que ele estaria no set várias vezes durante o dia.

“Basicamente, eu tinha uma equipe de pit”, explica Isaac. “Eles adicionavam itens e retiravam peças entre as cenas, de forma muito ágil, como em uma troca de F1 mesmo”.

x-men-apocalypse-costume
A placa do peito, parte do ombro, luvas, botas, adornos da perna e extensões do capacete se combinaram para conferir ao Apocalipse uma presença física maior. Esta é a nona edição dos filmes X-Men e cada uma tem sido maior e melhor do que a anterior em termos de efeitos especiais.

x-men-costume
Não há dúvida de que o traje foi um sucesso, mas Isaac sofreu por sua arte. Apesar da leveza da armadura impressa em 3D, e do fato de que sua equipe poderia remover algumas de suas partes entre as cenas, a roupa era ainda relativamente quente. Isaac sofreu com o calor sob as luzes de filmagem e não poderia simplesmente tirar tudo após cada take.

Assim, os produtores emprestaram um sistema característico do automobilismo e deram a Isaac um colete de resfriamento. Essencialmente, ele funciona da mesma maneira que um radiador de automóveis; tubos estreitos e flexíveis são ativados sobre uma peça de roupa e a equipe pode regular a temperatura fazendo uso de uma bomba com água fria para resfriar cada envoltório.

x-men-apocalypse-oscar-isaac-water-bag
Roupa do vilão de “X-Men: Apocalipse” ganhou sistema de refrigeração


Na avaliação do site 3ders.org, a roupa do vilão de “X-Men: Apocalipse” só prova que a impressão 3D é uma adição valiosa ao arsenal de um cineasta. Atualmente, o único limite quando se trata de figurino é a imaginação do diretor. Em se tratando de alguns dos melhores storytellers do mundo, isso significa que caminhamos para verdadeiros efeitos especiais de peças inteiras impressas em 3D nos próximos anos.


Fonte: 3ders.org[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *